domingo, 31 de julho de 2011

Como ter assuntos interessantes para conversar

Os seres humanos são criaturas sociais. Nós aprendemos e compreendemos o mundo através de nossas interações com outras pessoas. Com toda essa conversa que fazemos, porque às vezes simplesmente não sabemos o que dizer? Iniciar uma conversa, especialmente com um estrangeiro não deve ser tão difícil. Siga estes passos e você terá assuntos interessantes quando precisar deles.
  • Comece com o evento. O método mais seguro para começar é sobre o local onde vocês se encontram e por que estão lá. Se estiverem em uma conferência de trabalho, perguntar sobre o trabalho da outra pessoa é um ótimo ponto de partida. Se estiver em uma festa de amigos, pergunte a seu novo conhecido como conheceu seu amigo.
  • Faça elogios. Dê uma olhada na pessoa para pistas. Você amou os sapatos dela? Ou seu relógio é intrigante? Faça um elogio sincero sobre sua roupa e pergunte sobre ela. Se a pessoa fez uma apresentação, discurso ou foi além dizendo algo que lhe interessa, considere se aproximar dela mais tarde com um elogio ou pergunta sobre sua apresentação.
  • Lembre-se que o conceito de interessante é relativo. Isto é verdade, em dois casos. Em primeiro lugar, aquilo que lhe interessa não irá interessar todos os outros. Conversar é uma partilha, não sermões ou críticas aborrecidas de detalhes que mais ninguém se preocupa. Outro ponto interessante que é relativo é que todo mundo se interessa em parentes. Perguntar ou conversar sobre a família pode ser difícil e levantar memórias não adequadas, então evite perguntar sobre os pais ou filhos. Sinta-se livre para iniciar conversas sobre os irmãos, amigos, famílias grandes, famílias pequenas, mesmo famílias diferentes, se a pessoa tiver uma.
  • Pergunte sobre hobbies, como esportes, música, artes e televisão. As pessoas gostam de falar sobre o que adoram. Quantas vezes você ouviu sobre o último episódio de algum programa de TV no bebedouro do trabalho? Programas de TV são algo que todos nós temos acesso, de forma que podem ser um grande "quebra-gelo". O mesmo acontece com esportes, mas tenha cuidado, seja cuidadoso porque muitas pessoas sentem uma paixão especial por times, e você não pretende iniciar uma conversa quente tão cedo.
  • Considere tópicos mais ousados com o público certo. Preste atenção para o tom de sua conversa e com quem você está falando antes de tomar este passo. Tópicos mais ousados incluem comida, trabalho, piadas que você ouviu e celebridades. Se estiver em um encontro, perguntar sobre o trabalho dele fará com que você pareça apenas interessada em dinheiro e status. Na mesma situação, se você começar a falar sobre Britney Spears ou Brad e Angelina, seu companheiro pode te tomar como uma obcecada por celebridades, de uma forma ruim. Do mesmo modo, se a pessoa com quem está falando mencionar uma dieta duas vezes na conversa, então comida e vinho não devem fazer parte do assunto.
    • Evite temas quentes. Alguns tópicos não são adequados como iniciadores de conversas. Evite religião, política, raça, dinheiro, sexo e doenças para começar. Dependendo de onde você estiver, pode haver outros temas tabu.
    • Seja cortês. Uma conversa é uma troca, de modo que você deve ouvir mais do que falar. Use sua educação e deixe a outra pessoa falar. Não interrompa, fanfarreie maliciosamente ou diga fofocas. Estas acabarão com sua conversa antes mesmo dela começar.
    Assuntos para conversas são fáceis de vir quando você tem um interesse genuíno na pessoa com quem está falando. Se você gosta de pessoas e está disposto a ouvir o que elas têm a dizer, siga estas etapas e terá bons assuntos para conversar, sempre que precisar.
 Por : Alfonso Almeida

Nenhum comentário: