domingo, 31 de julho de 2011

Como compreender o comportamento dos gatos

Entender o comportamento de um gato, é relativamente fácil - basta que você passe algum tempo de qualidade com seu animal de estimação para ter uma idéia do seu comportamento.
  • Um gato que anda sempre com a cabeça e a cauda para baixo está numa postura submissa e deve ser abordado com cuidado (a não ser que seja da raça Bengal, o que nesse caso particular é uma postura normal).
  • A maioria dos gatos não olham diretamente nos olhos - eles consideram isto um desafio. Você deve escolher ser o agressor na maioria dos casos e “olhar o animal de cima” para fazer valer seu domínio.
  • O miado dos gatos pode significar muitas coisas diferentes - observando e ouvindo seu animal você pode dizer se o gato está com dor, com sofrimento, procurando atenção, ou simplesmente se "comunicando" com você.
  • Os gatos que estão felizes com seu ambiente passeiam com a cauda ereta, em um ângulo parecido com um ponto de interrogação, com a cabeça erguida e olhos atentos. Um gato infeliz fica "escapulindo" e tem muito pouco contato com você.
  • Arranhar é algo bom! O arranhar é vem de quando os gatinhos eram filhotes e geralmente, significa que o gato transferiu o valor de "mãe" para você. Arranhar e sugar um cobertor ou um pedaço de roupa sua deve ser considerado um elogio!
  • Seu gato deve interagir com você – ele deve cumprimentar você à porta, ter necessidade de se sentar ao seu lado (ou em você!) e dormir na mesma área que você – você é essencialmente o alfa do grupo e o gato precisa se assegurar disso e de sua posição no grupo.
Um animal excessivamente agressivo está tentando dominar você, o líder do grupo, e pode tentar morder, arranhar ou simplesmente te ignorar. Através de ações cuidadosas, você precisa reafirmar sua posição no grupo. 
 
Por: Teresa Carvalho

 

    Nenhum comentário: